quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Meditação e Yoga para gestantes

Meditação e exercícios que auxiliam no trabalho de parto

   A prática de exercícios durante a gravidez dá à mulher mais disposição, evita sedentarismo e entre outros benefícios, equilibra a respiração, parte importante no preparo para o parto, são resultados de um estudo publicado no The Cochrane Library (2010). A jornalista e autora do livro Parto com Amor, Luciana Benatti, publicou este mês no informativo da Casa Moara, que os exercícios físicos durante a gestação vão muito além do bem-estar, clique aqui para ler na íntegra.
   Antigamente a gestante mesmo com a saúde em ordem, tinha que evitar ao máximo até mesmo ficar em pé por muito tempo e passava a maior parte da gravidez em repouso na cama. Isso ficou no passado, pois, atualmente os médicos indicam que as grávidas se exercitem, mantenham uma dieta equilibrada, enfim tenham uma vida mais saudável, tudo com muita cautela, sem prejudicar o bebê.
   Ah! Você não é muito fã de academia? Não tem problema, pois há várias maneiras de se exercitar, e até mesmo sem precisar sair de casa. E para te auxiliar nessa tarefa, fui atrás de especialistas que irão te orientar sobre como é possível se movimentar com prazer. Sob a coordenação da professora de Yogaterapia para gestantes, Suzana Joffily Cruz, preparei algumas dicas de exercícios que você conseguirá fazer em casa sozinha ou com ajuda do companheiro. 
   Mas, antes de iniciar, fique sabendo de três dicas muito valiosas para realizar essa prática e também para se conhecer melhor e carregue-as sempre junto de si:
- Meditação;
- Conhecimento;
- Relaxamento.
   Segundo Suzana, na Yoga é fundamental a meditação pois, "O foco da Yoga é a disciplina da mente". Conhecer o próprio corpo permite que o mundo "se abra", e a gestante tem que ter em mente que o mais importante para ela é o contato com o bebê. E por último, relaxe! Saia do mundo físico pense sempre em coisas positivas, pois elas acontecerão.

   Agora vista uma roupa leve e procure um lugar tranquilo da sua casa, com pouca luz para que você possa relaxar. Você vai precisar de almofadas ou travesseiros e de um tapete macio retangular. Se quiser colocar uma música suave, também ajuda.  Ajeite-se, encontre uma posição confortável. 

Sabe a famosa posição do Buda?
Foto: Google

    Originalmente é chamada de posição de Lótus, onde deve-se sentar com a coluna ereta, cruzar as pernas e colocar os pés em oposição às coxas. Esta posição trabalha a flexibilidade das articulações dos joelhos e tornozelos e ainda tonifica  os órgãos abdominais e coluna. Portanto, agora tente se posicionar e caso sinta algum desconforto ou dor, levante e alongue-se um pouco. Se a barriga estiver grandinha, você pode ficar deitada com a cabeça apoiada em um travesseiro e as pernas em outro.

  Vamos lá?

  Tenha consciência de que meditação é não é bem um exercício, mas sim, o ápice do relaxamento. Acredite que quanto mais relaxada e concentrada estiver, melhor será seu desempenho no trabalho de parto. As dores irão existir, porém se você se ajudar, controlando sua mente, tudo irá fluir com mais tranquilidade. Lembre-se; você é a protagonista do seu parto!
  Agora é hora de fechar os olhos, e iniciar os movimentos de respiração. Primeiro inspire profundamente, e solte o ar com calma, repita algumas vezes, sempre imaginando que está fazendo uma limpeza interna. Não tenha pressa!
  Sinta seu corpo relaxando progressivamente, da cabeça aos pés, diga em pensamento as partes do corpo que estão relaxando; "meu braço direito está relaxando, meu punho está relaxado..." Não ache estranho, fale mesmo!
  Assim que estiver bem relaxada, guie seus pensamentos para coisas positivas que gostaria que acontecessem, deseje saúde e paz a você, ao seu bebê, à sua família. Faça, pois, elas acontecerão.
   Assim que você entrar no clima, vai perceber o quanto lhe fará bem essa dedicação à você mesma. 
   Para terminar, antes de se levantar, espreguice-se, una as mãos em posição de prece e inspire, ao soltar o ar, entoe o mantra "Om", sinta a vibração do corpo. Depois, esfregue uma mão na outra e coloque sobre os olhos em formato de concha, abra os dedos delicadamente e finalize curvando-se para frente repetindo "Namastê", em forma de agradecimento.
   Viu como é fácil?
    Lembre-se, meditação é um momento de paz, de encontro com o seu eu interior, não apresse as coisas. Treine um pouco todos os dias, pense que essa novidade é um preparo para a chegada do seu bebê que está aí dentro de você. Agora que você já consegue meditar, tente fazer sozinha, ou convide seu parceiro, ou uma amiga e compartilhe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário