terça-feira, 25 de outubro de 2011

Equipe de enfermeiras realiza parto domiciliar

       Em Florianópolis o grupo Hanami, atua desde 2006 realizando parto na residência das famílias. A equipe é formada por enfermeiras obstétricas neonatais que buscavam praticar o parto humanizado que permitisse a mulher participar ativamente do seu parto. Cerca de 170 bebês já chegaram ao lado de cá sob os cuidados das Hanamigas, nome carinhosamente dado às integrantes do Hanami. 
       De acordo com depoimento de Joice Koettker, que é enfermeira obstetra, o parto em casa é muito seguro, e o principal trabalho do grupo é defender essa prática buscando mudar a imagem de que é um procedimento irresponsável. Joice explica que elas são muito rigorosas ao aceitarem fazer um parto "é muito restrito, a gravidez tem que estar perfeita", explica. 
Equipe Hanami durante Colsultão realizado no último dia 18
   Há algumas questões que devem ser levadas muito em consideração, uma delas é não ter receio de procurar outras opiniões, se seu médico se opõe ao seu desejo, troque, ouça outros especialistas. Segundo as hanamigas, se todas as gestantes trocassem de médico a taxa de cesariana iria diminuir muito. Pois, tem muitos profissionais que querem somente fazer cesárias pela comodidade ou simplesmente por não saberem como agir em um parto natural.
    Dados confirmados pela equipe mostram que de 100 mulheres em trabalho de parto apenas 11% tiveram que ir para a maternidade e 9% fizeram cesária por algum motivo relevante. Em momento algum durante cinco anos de atendimento, houve  qualquer complicação, pois o trabalho realizado pelo Hanami é muito sério. 
    Atualmente a equipe composta por sete profissionais está preparada para atender até dois partos simultaneamente. E apesar de o parto ser totalmente natural, por precaução, elas utilizam técnicas não medicamentosas para alívio da possível dor e oxigênio se necessário. Quanto à dor, a equipe alerta, "cada pessoa encara a dor de um jeito, não se pode generalizar e nem se deve comparar com sofrimento". 
      Uma vez por mês é realizado o Consultão no Espaço Hanami que fica na Brinquedoteca BrinQtal, no bairro Santa Mônica, se você tem interesse em conhecer o trabalho das Hanamigas acesse o site www.partodomiciliar.com.

Um comentário: