sábado, 29 de outubro de 2011

O fisioterapeuta nos cuidados com a gestante

    Durante a gestação é extremamente importante que a mulher mantenha uma regularidade de exercícios físicos tanto para manter a boa forma como para preparar o corpo para as constantes mudanças. Porém, deve-se ter cuidado com o tipo de exercício que se deseja praticar para não prejudicar o bebê. É imprescindível que qualquer que seja a sua escolha, peça ajuda a um profissional pois, somente ele saberá te orientar na medida certa para não correr o risco de ganhar uma lesão.
  O Fisioterapeuta Gestacional avalia e acompanha a gestante de acordo com suas necessidades durante a gravidez, no parto e no pós-parto. Mariana da Rosa é Fisioterapeuta especializanda em Uroginecologia e Obstetrícia e é ela quem irá tirar as suas dúvidas sobre o trabalho desse profissional com a gestante. 


Como é realizado o trabalho com a gestante? 
O trabalho é realizado a partir das queixas da gestante, seja dores nas costas, nas pernas, cansaço, ou simplesmente por realizar uma atividade. No primeiro encontro além da anamnese, é realizada a avaliação física, onde o fisioterapeuta aponta possíveis alterações músculo-esqueléticas e traça o plano de atendimento dentro disso e das queixas. Sempre analisando os sinais vitais, como batimentos cardíacos, pressão arterial, febre entre outros. É recomendado que a gestante sempre alimente-se bem antes dos exercícios para evitar a hipoglicemia.


A partir de que fase da gestação recomenda-se praticar exercícios físicos?
Os exercícios de fisioterapia, bem como de qualquer outra área, devem ser feitos após o primeiro trimestre e com liberação médica. Pois, é no primeiro trimestre que é formado o tubo neural do feto, então qualquer exercício mal administrado pode trazer sérias consequências.

Que tipo de gestante deve evitar exercícios?
Aquelas que apresentem hipertensão,  febre, descolamento de placenta, entre outros. Por isso o médico deve sempre mandar uma liberação por escrito que de que a gestante está apta a realizar as atividades.
Mariana da Rosa auxiliando uma gestante.

Quais os benefícios de receber orientação de um fisioterapeuta?
O fisioterapeuta capacitado e especialista na área, saberá conduzir de forma correta os exercícios, trazendo sempre conforto e bem-estar à gestante e ainda prevenindo possíveis lesões.

Há algum exercício que você recomenda a gestante a fazer mesmo sem uma consultoria?
Os exercícios respiratórios são sempre muito importantes, pois eles farão toda diferença durante o trabalho de parto. Exercícios mais elaborados são perigosos para se realizar sem um acompanhamento, pois a gestante corre o risco de se machucar.

Esses exercícios podem evitar infecções do trato-urinário?
Infecções não, pois as infecções são decorrentes de vários outros fatores, mas esses exercícios podem prevenir uma incontinência urinária, por exemplo.

Quais exercícios ajudam a fortalecer e relaxar os músculos da região pélvica que irão auxiliar na hora do parto?
Os exercícios mais indicados são de contração e relaxamento do assoalho pélvico,como a serie de Kegel.

A fisioterapia trabalha em que sentido o lado emocional da gestante?
Tirando suas dúvidas, ensinando um pouco da fisiologia do parto, bem como seu decorrer. E ainda incentivando esta gestante a não desistir, e confiar no seu corpo.  Tendo alguém do seu lado em quem confiar e trabalhando o auto conhecimento e o protagonismo do parto, esta gestante terá grandes chances de sucesso!

Uma mulher que teve uma cesariana há algum tempo poderá ter um parto normal com um melhor preparo físico?
Com toda certza, isso se chama VBAC. A Organização Mundial da Saúde recomenda permitir o parto normal após cesárea para se evitar uma segunda cesárea que seria desnecessária. Mais de 75% das tentativas de VBAC são bem-sucedidas! Então, certamente isso pode ser feito.

Sobre o uso da água durante o trabalho de parto, em que beneficia?
As propriedades da água são inúmeras, mas a principal é o relaxamento que ela traz. Poder passar um tempo do seu trabalho de parto na água, ou até mesmo parir na água, proporciona um conforto muito maior se comparado a mulheres que ganham seus filhos fora dela.

Há alguns estudos sobre a importância do trabalho do fisioterapeuta com a gestante, porém, ainda é uma área pouco valorizada. Você concorda?
Sim, estamos ganhando espaço aos poucos e reconhecimento também, estamos acostumados a fazer fisioterapia quando quebramos um braço ou uma perna. Pouquissimas pessoas sabem que existe a fisioterapia em saúde da mulher que trata diversas patologias e ainda auxilia durante a gravidez, mas acredito que com o tempo e com novos estudos, iremos ganhar mais espaço e credibilidade.


Foto: Arquivo pessoal
Mariana da Rosa é formada pela Faculdade Assis Gurgacz e mora em Toledo no Paraná.
Seu principal trabalho é com a saúde da gestante, pré, peri e pós-parto. Além de atender particular, mantém parceria com a Secretaria de Saúde do Município de Toledo acompanhando gestantes e preparando para o parto.
A clínica fica na Rua Santos Dumont anexo ao Hospital Bom Jesus
Telefone para contato 45 9945 8148
Nos dias 07 e 09 de Novembro irá ministrar o Curso de Atualização na Saúde da Gestante. em Cascavel. Informações clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário